Ter uma rotina cheia de compromissos, tarefas e prazos é a maior dor de cabeça de muitas pessoas, e para universitários não poderia ser diferente. Frequentemente nos vemos com provas e trabalhos para uma mesma semana, que demandam tempo de estudo e foco, e ainda conciliar com o estágio, iniciação científica, inglês, organizar a casa, passar um tempo com amigos e família... assim se acumulam várias tarefas e é difícil até saber por onde começar. Familiar, não?
Não é de hoje que isso acontece. No final dos anos 1980 um universitário italiano desenvolveu a técnica Pomodoro para aumentar sua produtividade nos estudos e ela é usada por muitas pessoas até hoje. Ok, ele não usou um tomate de verdade para isso, Francesco Cirillo tinha um timer daqueles de cozinha para organizar suas tarefas. O timer tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos, emitindo um barulho forte ao final desse prazo. Nesse meio tempo, Cirillo se concentrava nas suas tarefas sem interrupções (mesmo!), mantendo-se 100% focado. Ao perceber os resultados, divulgou sua técnica em 1992.
A técnica parte do princípio de que dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, conseguimos intensificar nosso foco, melhorando então a agilidade do cérebro. Ou seja, nos torna mais eficientes e consequentemente conseguimos gerir melhor nosso tempo.
Como aplicar a Técnica Pomodoro?
Você vai precisar um timer ou cronômetro, uma planilha de tarefas (to-do tasks) e seu material de estudos.
A lista de tarefas é essencial. Ao anotar no papel o que precisa ser feito, você consegue não só organizar melhor suas tarefas como também estabelecer metas para cada dia ou período de trabalho e acompanhar seus resultados e avanços.
Em seguida programe um cronômetro para 25 minutos (chamados “pomodoros”), escolha uma das tarefas da sua lista e trabalhe ou estude ininterruptamente em sua tarefa nesse período. Tente se concentrar na tarefa que escolheu e não ficar pensando nas outras da sua lista. E é claro, não vale entrar no Facebook, WhatsApp, etc.
Quando o timer tocar, indicando o fim dos primeiros 25 minutos, faça um intervalo de 5 minutos. Nessa pausa aproveite para fazer uma outra coisa que você goste, não relacionada à tarefa, de preferência que te ajude a relaxar.
Depois da pausa retome ao trabalho para mais um pomodoro.
A cada quatro pomodoros, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar. Esses intervalos entres os pomodoros são fundamentais para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental.
Quando o criador do método diz que é pra fazer “sem interrupções”, é sem interrupções mesmo. Você só vai parar se for extremamente urgente. Se lembrar de algo que precisa fazer ou tiver uma ideia enquanto executa um pomodoro, anote em um papel como “atividades não planejadas” e volte a trabalhar até terminar os 25 minutos. Se a interrupção for externa (sua mãe chamando, o chefe ligando) e não der para adiar, você deve cancelar o pomodoro e começar outro quando retomar. É um método bem rígido, justamente para evitar distrações e forçar a sua concentração.
Vale lembrar que essas medidas de tempo são as sugeridas no método clássico, mas nada impede que você encontre o seu próprio equilíbrio e período de descanso ideal.
Resultados
Os objetivos dessa técnica estão ligados a diminuição da ansiedade e aumento do foco e concentração nas tarefas, evitando tempo desperdiçado e distrações. Depois de alguns dias utilizando a técnica, você poderá notar alguns benefícios como:
1. Entender quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa;
2. Entender o que te distrai recorrentemente;
3. Descobrir quais são as principais interrupções no seu trabalho.
Atualmente existem outros sites e aplicativos (Tomato Time, BeFocused, Pomodoro Keeper, Focus Keeper, etc.) que ajudam na aplicação dessa técnica e dispensam o timer de cozinha.
Faça o teste a aplique a técnica Pomodoro na sua rotina.
Fontes: