Disputada por 29 empresas europeias e chinesas, a construção do túnel de Água Negra pode ser considerada um avanço enorme para a engenharia e economia sul americanas. Esse túnel, que cruzará a Cordilheira dos Andes, ligará o porto chileno de coquimbo à província de San Juan, na argentina, e formará, assim, um corredor bioceanico central, uma vez que também permitirá a conexão com Porto Alegre, uma das regiões mais industrializadas do brasil.
O custo total previsto para a construção do túnel é de US$ 1,5 Bilhão (aproximadamente R$ 4,8 bilhões), atribuídos aos governos chileno e argentino, e tem previsão de conclusão em um prazo de oito a dez anos, incluindo processos de estudos, desapropriações e construção.
Uma vantagem da construção desse túnel é que, por ser localizado em uma altura inferior à da atual passagem, conhecida como Paso de Agua Negra, ele permitirá o funcionamento do tráfego durante todo o ano, apesar as nevascas de inverno.
Momentaneamente, o Banco Internacional de Desenvolvimento já aprovou um empréstimo de US$ 40 milhões para a estruturação e o desenho final do projeto, que terá dois túneis paralelos, com duas pistas cada, ao longo de 14 quilômetros. Os túneis terão um moderno sistema de ventilação, passagens de emergência para pedestres e para carros, medidas anti sísmicas e cabines para as equipes de socorro nas suas saídas. Seu fluxo diário estimado é de 2,2 mil veículos, sendo 70% deles de carga.
Referência: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-40134174